Prevenção

As complicações da pré-eclampsia e da eclampsia podem ser evitadas com um pré-natal bem conduzido. Acredita-se que mulheres que recebem tratamento pré-natal têm sete vezes menos chances de morrer com a doença, do que mulheres que não tomaram este cuidado durante a gravidez.

Apesar de as causas da pré-eclampsia e da eclampsia serem desconhecidas, alguns estudos determinam possíveis fatores de riscos e condições que possivelmente influenciam. No artigo abaixo, existem algumas medidas que podem ser tomadas como uma forma de prevenção:

(tradução de Prevent Eclampsia During Pregnancy, do site Live Strong)

1. Reconhecer seus fatores de risco

Eclampsia ocorre durante a gravidez e pode ser um risco para a vida tanto da mãe quanto do feto. A ocorrência da eclampsia propriamente dita é relativamente rara, já que a maioria dos casos são identificados e tratados nos estágios iniciais, conhecidos como pré-eclampsia. Os sintomas de pré-eclampsia incluem pressão arterial elevada, e elevados níveis de proteína na urina. É marcada por um fluxo insuficiente de sangue para o útero. A maioria das mulheres com pré-eclampsia também apresentam inchaços nas mãos, pernas e pés.

Algumas mulheres têm mais risco de sofrer de eclampsia do que as outras. Mulheres que ainda estão na adolescência ou que já passaram do 40 anos apresentam maiores níveis de ocorrência, assim como aquelas que eram obesas ou tinham pressão arterial elevada antes da gravidez. Outros problemas como diabetes, doenças renais, lúpus ou reumatóide podem aumentar a chance da ocorrência de eclampsia. Se sua mãe ou suas irmãs têm histórico de pré-eclampsia ou se você teve em alguma gravidez anterior, seus riscos de desenvolvê-la são maiores. Determinar se você se encaixa em algum dos fatores de risco significa que você vai estar pronta para identificar sinais de pré-eclampsia e prevenir a transformação deles na eclampsia.

2. Alimentar-se corretamente e estar em forma antes da gravidez

Apesar de os médicos não estarem completamente certos do que causa a eclampsia, alguns estudos sugerem que obesidade e maus hábitos alimentares podem ser parcialmente culpados. Aderir a uma alimentação saudável antes e durante a gravidez poderia reduzir as chances de ocorrência da eclampsia. Isso quer dizer consumir muitas frutas e vegetais, porções moderadas de carne e carboidratos e quantidades limitadas de sais e gorduras.Outro elemento importante de um regime de pré-gravidez é exercitar-se regularmente para manter ou atingir um peso ideal, para reduzir a pressão arterial elevada e manter o percentual de gordura do seu corpo em cheque.

3. Obter bom tratamento médico

Quando ocorre a eclampsia, os riscos de uma um parto prematuro, peso do bebê muito baixo, convulsões, coma e até mesmo a morte tanto da mãe quanto da criança aumentam muito. Tomar medidas para prevenir a eclampsia é muito mais fácil do que tentar evitar os problemas depois do diagnóstico.

A eclampsia só ocorre se não é diagnosticada e tratada no estágio de pré-eclampsia. Assim que você perceber os sinais de alerta, converse com seu médico. Ele vai monitorar sua pressão sanguínea e outros sintomas e prescrever repouso, medicação e até internação, se necessário. Possíveis medicações incluem anti-hipertensivos para a pressão arterial elevada e injeções de magnésio para reduzir a ocorrência de convulsões. Em casos graves, o medico irá recomendar o parto prematuro pela sua saúde e pela do seu filho.
2009 © eclampsianagestacao.blogspot.com | Tema base por Dani Danczuk © sinopse.org